20 de abril de 2015

Governo dialoga com jovens e agenda audiências sobre políticas públicas de juventude no interior do estado



Bacabal - Dialogar com os jovens acerca de suas demandas e das suas realidades, possibilitando sua participação no desenvolvimento das políticas públicas pelo Governo do Estado. Esse foi o objetivo da agenda que a titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, cumpriu nos municípios de Bacabal e Centro Novo do Maranhão.

A secretária participou de conversas com os jovens das duas cidades sobre as suas realidades e os projetos do governo do Estado que já estão sendo implementados para melhoria da juventude maranhense. A partir das conversas, que ocorreram num caráter de roda de diálogo, foi acertado que os municípios receberão audiências públicas para debater mais detalhadamente, de que forma as ações governamentais poderão ser desenvolvidas de modo a atender as necessidades peculiares a cada município. As audiências deverão ocorrer ainda no primeiro semestre desse ano, em data ainda a ser confirmada. As ações devem ser realizadas durante o ano em outros municípios do interior do estado.

O diálogo permanente é uma premissa das diretrizes do governo do Estado, determinada pelo próprio governador Flávio Dino, que tem na participação popular o principal meio para elevar os índices econômicos e sociais do estado. Em Bacabal,  a secretária Tatiana Pereira destacou ainda a marca do governo Flávio Dino, de estar presente em todos os municípios maranhenses, para ouvir as demandas da população e construir políticas públicas.

“O nosso governo não se exime da responsabilidade de olhar para as pessoas, e com a juventude não é diferente. A participação popular no desenvolvimento das ações governamentais, determinada pelo governador Flávio Dino, é uma marca que mostra o desejo de que esse governo seja construído a partir da contribuição de várias mãos. Em relação a juventude, faltava o estado ter compromisso com os seus jovens. Agora, estamos desenvolvendo ações que os apropriam dos seus direitos e os tornam, além de receptores, protagonistas das políticas públicas”, ressaltou.

Também no município de Bacabal, a secretária Tatiana Pereira participou da solenidade de adesão da prefeitura ao Plano Juventude Viva, do governo federal. A adesão foi assinada pelo prefeito José Alberto durante sessão que contou com a presença de secretários municipais, de vereadores e representantes da sociedade civil bacabalense.

No município de Centro Novo do Maranhão, que tem um total de 20 mil habitantes e está entre os 30 municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’, a secretária participou de uma roda de diálogo com jovens e professores de escolas estaduais.

Nos dois municípios, Tatiana Pereira apresentou aos jovens e demais pessoas presentes, as principais ações implementadas nos 100 primeiros dias do governo Flávio Dino para a juventude. Merece destaque, o programa ‘CNH Jovem’, que vai possibilitar que, somente em 2015, dois mil jovens tenham acesso gratuito aos cursos teóricos e práticos para tirar a primeira carteira nacional de habilitação e o processo para a eleição de gestores escolares.

“O programa CNH Jovem vai possibilitar acesso a uma política pública estruturante que garantirá aos jovens de 18 a 21 anos, estudantes de escola pública, um documento que, além de aumentar a possibilidade de emprego, ainda vai contribuir para a diminuição do alto índice de acidentes entre jovens no nosso estado. Em relação ao processo de eleição de gestores escolares, o governo possibilitará a democratização da escolha de diretores e o empoderamento dos jovens em relação ao funcionamento das escolas”, explicou.



Redução da Maioridade Penal

Outro assunto abordado pela secretária durante as reuniões com os jovens, foi a questão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. “Não dá para culpabilizar o jovem pela violência que ele próprio é vítima. Entendemos que reduzir a maioridade penal é transferir a responsabilidade do grande atraso na implementação das políticas públicas de juventude no Brasil”, ressalta a titular da Seejuv.

Na oportunidade, a secretária fez o convite aos jovens dos dois municípios para participar da ‘Roda de Conversa sobre a Violência e Extermínio da Juventude Negra’, com a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, presidente da CPI da violência contra jovens, negros e pobres. A atividade ocorrerá no dia 24 de abril, a partir das 15h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande.

BNC Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar