23 de abril de 2015

Governo participa de seminário sobre agricultura familiar em São Domingos

São Domingos - O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, representou o governador Flávio Dino no Seminário ‘Novos Rumos da Agricultura Familiar no Município de São Domingos do Maranhão’. O evento reuniu centenas de agricultores, que produzem, principalmente, o abacaxi, carro-chefe da agricultura familiar em São Domingos, região central do Maranhão, a 380 km de São Luís.

Segundo dados da Prefeitura de São Domingos, o município é o maior produtor de abacaxi do estado e tem posição de destaque na região Nordeste. O cultivo da fruta, aliado a outras culturas, como milho verde e feijão, gera emprego e renda, especialmente, na época da colheita, atraindo compradores de várias regiões do estado. O seminário sobre o processo de cultivo e colheita na região foi acompanhado pelo prefeito do município, Kleber Tratorzão, e pelo presidente regional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Valdemício Ferreira.

O secretário Adelmo Soares ficou impressionado com a qualidade do abacaxi produzido em São Domingos e disse que a experiência servirá de exemplo para outras áreas do estado, que receberá incentivos do governo do Estado. Ele lembrou que a gestão do governador Flávio Dino está preocupada com as pessoas e promover o apoio técnico para o desenvolvimento da agricultura familiar é uma das marcas do governo.

Para melhorar a vida das famílias de agricultores, o secretário assegurou que será instalada no município, com apoio da prefeitura, uma unidade do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). “Com a regularização fundiária, o Estado dará condições para que os agricultores tenham acesso ao crédito nas instituições financeiras”, informou Adelmo.

Após os debates, os participantes do seminário visitaram as plantações de abacaxi, milho e feijão, além de uma área que está sendo preparada para receber um projeto de hortifruticultura. 

Também participaram do evento o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Francisco Sales; o presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Mauro Jorge; o superintendente regional de Articulação Política, Ricardo Lucena; o secretário municipal de Agricultura de São Domingos, Evanir Fernandes; além de vereadores e agricultores da região.

BNC Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar