22 de abril de 2015

São Luís recebe avaliação positiva no controle da raiva

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), recebeu avaliação positiva das ações de controle da raiva na capital maranhense. A conclusão foi apresentada em encontro técnico de gestores de vários estados, coordenados por representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Na ocasião, a Semus apresentou um balanço do trabalho desenvolvido para garantir os resultados eficazes na redução da incidência de raiva em São Luís. Os dados mostram que em 2012 foram registrados mais de 40 casos da doença; em 2013, esse índice reduziu para sete casos e, ano passado, para apenas um caso.

Para 2015, por orientação do prefeito Edivaldo, a Semus intensificou ainda mais o controle endêmico, com a vacinação, entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro passados, de 150.078 animais (superior à meta estabelecida, que era de 140 mil animais). Outra ação de imunização em cães e gatos deverá ocorrer na cidade até o próximo mês de setembro. Uma das estratégias responsáveis pelo êxito na redução dos índices de raiva na cidade, além da maior conscientização da população, é o fato das últimas campanhas terem ocorrido de casa em casa.

"Por orientação da gestão municipal, os agentes adotaram a vacinação domiciliar, que permite imunizar mesmo o animal daquela pessoa que não dispõe de condições para se deslocar até um posto de saúde", afirma a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.
A raiva é uma doença transmitida aos seres humanos por meio da saliva dos animais infectados. Os principais sintomas da enfermidade são febre, dor no local da mordida e perda da função muscular.

BNC Sáude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar