30 de julho de 2014

Prefeitura debate implantação da campanha Cidades Resilientes nas escolas

São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) e da Secretaria de Educação (Semed), debateu na terça-feira (29) parceria com a Plan International Brasil para desenvolvimento da Campanha Construindo Cidades Resilientes em escolas da rede municipal. Com o foco redirecionado para o público infanto-juvenil, o projeto foi nomeado como Crianças Construindo Cidades Resilientes (CCCR).

Segundo a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, a parceria está alinhada com a política de governo do prefeito Edivaldo. O objetivo é conscientizar educadores, pais e, especialmente, os estudantes da rede municipal sobre a importância da preservação ambiental para evitar desastres em áreas de risco. A parceria possibilitará a união da expertise da Semusc na preparação das comunidades para o enfrentamento das problemáticas em áreas de risco com a experiência da Plan International em projetos e campanhas direcionadas a crianças e adolescentes.

“É um trabalho de prevenção, e o cuidado deve começar pelas crianças, porque elas representam o futuro. A ideia é conscientizar educadores, pais e alunos para que, daqui a algum tempo, tenham consciência de preservação ambiental, e consequentemente, maior segurança para suas famílias”, comentou Elitânia Barros.

O projeto conta com o apoio dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar através das Secretarias Municipais de Educação, o que permitirá a extensão das ações a escolas dessas cidades. Em São Luís, serão beneficiadas as comunidades do Gapara, Salina do Sacavém e José Reinaldo Tavares com o desenvolvimento do projeto nas escolas João do Vale, Darcy Ribeiro e Cidade Olímpica, respectivamente.

Mais uma reunião será realizada no dia 5 de agosto entre a Semed, Semusc e Plan para discutir a metodologia das oficinas que serão realizadas a partir da implantação do CCCR. O promotor comunitário da Plan, Afonso Barros, afirmou que a reunião consolida um importante projeto da Plan com a Defesa Civil.

“O Projeto ‘Crianças Construindo Cidades Resilientes’ (CCCR) objetiva trabalhar de uma forma mais pedagógica os próprios riscos que a comunidade enfrenta, como alagamentos, diminuir a vulnerabilidade das meninas frente a situações de emergência e fortalecer os agentes comunitários para a implementação de ações de prevenção a desastres e respostas a emergências”, destacou Afonso Barros.

CIDADES RESILIENTES
A Campanha Construindo Cidades Resilientes consiste na sensibilização de governos e cidadãos para a redução dos riscos de desastres por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes, que possuem capacidade de recuperação de forma eficiente e organizada em casos de desastres. A Campanha é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e, no Brasil, é desenvolvida pelo Ministério da Integração Nacional através da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) com a atuação das Defesas Civis Estaduais e Municipais.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar