28 de julho de 2014

Prefeitura moderniza sistema de fiscalização eletrônica

Modernização do sistema garante maior segurança aos condutores e aos pedestres
São Luis - O novo sistema de fiscalização eletrônica implantado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), começou a funcionar hoje. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou que a modernização do sistema garante maior segurança aos condutores e aos pedestres e faz parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito.

“Durante o levantamento dos locais para a implantação dos equipamentos, identificamos alguns pontos críticos em relação aos índices de acidentes. Com a fiscalização e o trabalho de educação no trânsito, esperamos reduzir esse quantitativo”, disse Canindé Barros.

Ele lembrou que o processo de modernização é uma determinação do prefeito Edivaldo e que, junto com o Plano de Educação para o Trânsito, terá um impacto significativo para maior segurança de pedestres e motoristas. Além disso, a nova sinalização garante maior fluidez do tráfego. Neste primeiro momento, os fotossensores foram instalados em trechos das avenidas Colares Moreira, Daniel de La Touche e Litorânea.

Por meio de um sistema inteligente, os radares permitem o acesso online da SMTT à quantidade de veículos que transitaram pela avenida, facilitando assim o estudo do fluxo na via para a implantação de melhorias no trânsito. A tecnologia dos novos equipamentos resulta ainda em uma apuração mais eficaz das ocorrências, pois os chips instalados nas câmeras permitem o acesso online aos registros realizados.

Além das infrações de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestre, os equipamentos também registram a velocidade com que o veículo cruza a sinalização, inclusive dos que transitarem em sinal verde com velocidade superior a 60 km/h. O objetivo é promover a diminuição do número de acidentes, fixando a velocidade máxima em 60 km/h.

OUTRAS CAPITAIS
O processo de modernização dos equipamentos de fiscalização eletrônica foi adotado em outras capitais do país – como Fortaleza, Salvador e Brasília – e já apresenta bons resultados. Em Fortaleza, por exemplo, as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) revelam que, em média, houve redução de 14,3% das mortes onde foram instalados fotossensores semelhantes ao da capital maranhense. Nas vias onde foram colocados os radares portáteis, os acidentes de trânsito diminuíram em 55%.

Foto: Fabricio Cunha
BNC Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar