19 de março de 2015

Imesc fará pesquisa de campo nos municípios do ‘Mais IDH’

Grande Ilha - Os municípios contemplados com o Plano de Ação ‘Mais IDH’ receberão a visita de pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O objetivo é fornecer subsídios para a formulação das políticas públicas a serem aplicadas pelo governo Flávio Dino na melhoria da qualidade de vida da população maranhense.

O questionário que será aplicado nas cidades foi elaborado pelo Imesc com suporte da equipe de técnicos do Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’.  Após a aplicação do questionário, os dados serão usados para produzir o diagnóstico avançado dos municípios, que deve ser concluído até o final de abril.

Além das entrevistas com aplicação de questionários para levantamento de informações, o Imesc fará o georreferenciamento dos pontos relevantes para a pesquisa, bem como o registro fotográfico de espaço, equipamentos urbanos, tipologia arquitetônica, sede de órgãos públicos, estruturas turísticas e culturais, áreas de produção, elementos naturais, além de áreas degradadas e de risco.

Para a chefe do Departamento de Estudos Ambientais do Imesc, Jane Mendonça, a aplicação do questionário é uma etapa fundamental para a construção de diagnóstico mais preciso e fidedigno em relação aos municípios contemplados com o ‘Mais IDH’. 

“Esperamos alcançar os objetivos traçados para este campo, vamos levantar dados primários e conhecer a realidade desses municípios, para isso contamos com a articulação dos pontos focais municipais e a mobilização realizada pelo comitê gestor, além das secretarias e outras instituições envolvidas”, disse. 

As primeiras pesquisas de campo foram iniciadas nesta semana e devem ser concluídas até sábado (22) abrangendo os municípios incluídos na primeira etapa do Mutirão ‘Mais IDH’. O Diagnóstico Avançado dos municípios deverá ser concluído em 45 dias.

BNC Cideade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar